Sustentabilidade na Arquitetura

Impactos na utilização

Pensando na otimização do uso dos recursos naturais na utilização diária do Centro Esportivo, implantou-se os seguintes itens:

Água: Construção de reservatório (42 mil litros de capacidade) para armazenar a água da chuva coletada das calhas de cobertura do ginásio, para posterior reaproveitamento em irrigação e nas descargas sanitárias.
Construção de reservatório (42 mil litros de capacidade) para armazenar a água da chuva coletada das calhas de cobertura do ginásio, para posterior reaproveitamento em irrigação e nas descargas sanitárias.
Equipamentos eficientes: Utilização de equipamentos sanitários eficientes, como os vasos sanitários STEALTH, da Niagara Conservation, que têm um sistema de ciclos à vácuo que garante um consumo de somente 3 litros de água por fluxo.
Utilização de equipamentos sanitários eficientes, como os vasos sanitários STEALTH, da Niagara Conservation, que têm um sistema de ciclos à vácuo que garante um consumo de somente 3 litros de água por fluxo.
Esgoto: Tratamento dos efluentes dos banheiros e vestiários em tanques sépticos e filtros anaeróbios, sendo o resultado do tratamento distribuído na área verde por valas de infiltração.
Tratamento dos efluentes dos banheiros e vestiários em tanques sépticos e filtros anaeróbios, sendo o resultado do tratamento distribuído na área verde por valas de infiltração.
Iluminação natural: Aproveitamento da iluminação natural através da instalação de painéis de telha translúcidas, brises fixos, brises móveis e clarabóias.
Aproveitamento da iluminação natural através da instalação de painéis de telha translúcidas, brises fixos, brises móveis e clarabóias.
Energia do Sol: Utilização de placas de aquecimento solar para aquecer a água dos vestiários e placas fotovoltáicas para abastecer os circuitos de iluminação das piscina semi-olímpica.

Artigos Técnicos